Dermatoglifia

Características pessoais através da impressão digital

É o estudo científico das impressões digitais, pelo qual é possível analisar o potencial genético do indivíduo. Através dessa análise é possível descobrir as aptidões esportivas e algumas patologias e defeitos do desenvolvimento. O Estudo da dermatoglifia é realizado com três tipos de desenhos encontrados nas digitais dos dez dedos do indivíduo: arco, presilha e verticilo.

A dermatoglifia vem sendo bastante utilizada na área do desporto, pois através dessa é possível analisar as qualidades físicas de um atleta através das digitais. Dessa forma, é possível direcionar o atleta para a área ou posição que ele tem maior aptidão, entre outros. Para o desporto, os desenhos das digitais têm os seguintes

 Arco: muita força, porém baixo nível de coordenação motora.

 

 

 

 

 

Presilhas: velocidade e explosão.

Verticilo (rodamoinho): força, velocidade e resistência.

Através da DERMATOGLIFIA do latim, dermo, significando “pele”; e do grego, glypha, significando “gravar”, que é um método Russo, desenvolvido em Moscou e trazido ao Brasil pelo Prof. Dr. José Fernandes Filho, professor da Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, que concluiu sua tese de doutorado sobre o assunto naquele país, é possível com a coleta das impressões digitais de seus dez dedos das mãos, revelar o potencial genético para desenvolver força, velocidade, coordenação e resistência (com uma possível correlação com  o tipo de massa muscular), herdada geneticamente dos seus pais que é definida durante o terceiro e sexto mês de gestação.
Na prática, esta informação pode fazer toda a diferença na hora de escolher o tipo de exercício físico que trará melhores resultados para você, pois com a dermatoglifia é possível identificar seus pontos fracos e fortes, pessoais e intransferíveis e, a partir daí, montar um treino focado no seu potencial genético. Conclusão: os resultados são mais rápidos e seu treino é mais eficiente, o que irá motivá-lo a prática da atividade física.